quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO – AGOSTO 2012

1)           Assim como aqueles israelitas apóstatas adoravam o Sol, a fonte de luz, com as costas viradas para o templo de Jeová, também a cristandade vira as costas para a luz de Deus, ensina doutrinas falsas, idolatra a sabedoria do mundo e fecha os olhos à imoralidade.

2)           A maioria dos líderes religiosos atualmente deixa de avisar o povo a respeito do vindouro dia de julgamento da parte de Deus. Em vez disso, pintam um quadro otimista de que grupos políticos por fim conseguirão paz e segurança. Falam de “paz, quando não há paz”.

3)           O “tenro” é o Rei Messiânico, Jesus Cristo, o “monte alto e elevado” para o qual foi transplantado é o Monte Sião celestial, e se tornará um “cedro majestoso” quando começar a atuar qual fonte de verdadeiras bênçãos para a terra.

4)           Culpavam seus antepassados por seus sofrimentos. Mas, o profeta destacou que cada pessoa é responsável pelas consequências de sua própria conduta.

5)           Apesar de Nabucodonosor ter feito uso de adivinhação, foi Jeová que fez que o governante pagão marchasse contra Jerusalém. Isso mostra que nem mesmo os demônios podem impedir que Jeová use seus agentes executores para cumprir seu propósito.

6)           A ferrugem representava a sujeira moral da cidade — impureza, conduta desenfreada e derramamento de sangue, pelos quais ela era responsável. Sua impureza era tão grande que, mesmo colocando a panela vazia sobre brasas até ficar bem quente, não se conseguia remover a ferrugem. O versículo 14 indica que Jeová nos julgará segundo as nossas ações, e ele não sentirá pena.

7)           A profecia de Ezequiel 26:4 se cumpriu mais de 250 anos mais tarde, quando Alexandre Magno investiu contra a cidade-ilha de Tiro. Em 332 AEC os soldados de Alexandre recolheram todos os entulhos da cidade continental reduzida a ruínas e os lançaram no mar, construindo assim um caminho de acesso à Tiro, cidade-ilha, de 800 metros. Daí, mediante uma intrincada operação de cerco escalaram as muralhas de 46 metros de altura para com êxito, tomar a cidade.

8)            (“Querubim”, “Vieste a estar no Éden, jardim de Deus”, “perfeito em lindeza”). (Toda pedra preciosa era a tua cobertura. Tu és o querubim ungido que cobre. Eras sem defeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça em ti. Por causa da abundância das tuas mercadorias encheu-se o teu meio de violência, e começaste a pecar. E eu te destruirei, ó querubim que cobre. Teu coração se ensoberbeceu por causa da tua beleza. Arruinaste a tua sabedoria por causa de tua refulgência.’

9)           Depois da destruição de Jerusalém em 607 AEC, o restante de Judá fugiu para o Egito apesar dos avisos do profeta Jeremias. Isso não os livrou dos babilônios, pois Nabucodonosor atacou e conquistou o Egito. Pode ser que o período de 40 anos de desolação do Egito tenha acontecido em seguida. Os registros históricos fora da Bíblia não fornecem nenhum indício dessa desolação, mas confiamos que ela aconteceu, porque Jeová é o Cumpridor de profecias.

10)        Ezequiel deu bom exemplo por ser obediente e não se deixar dissuadir pela indiferença ou zombaria. Deus o preveniu de que alguns se oporiam ativamente, sendo duros de cabeça e de coração. Outros não ouviriam por não desejarem escutar a Jeová. Ainda outros seriam hipócritas. (Mantendo-nos em dia com o desenvolvimento da língua pura, estaremos sintonizados com o rumo que toma o régio Condutor do Carro. Estaremos assim preparados para atender às suas ordens, fortalecidos para sermos imperturbáveis diante da indiferença ou da zombaria da parte dos a quem falamos a mensagem de julgamento de Jeová).

5 comentários:

  1. Fiquei um poco na dúvida com a resposta 8 e 10.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito, vai me ajudar visto que perdi meu arquivo e não vou ter tempo até a reunião de preparar novamente. Obrigado maninha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi proveitoso pra você Wagner.

      Espero que possa recuperar o arquivo.

      Obrigada pelo comentário.

      Abs.

      Noemy

      Excluir
  3. Muiito obrigado noemi =) salvou a minha vida
    pena q hoje vou ficar no Micro volante se nao iria comentar bastante kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs...

      Salvei sua vida foi forte. Rs.

      Fico feliz por ter ajudado André.

      Obrigada pelo comentário.

      Abs.

      Noemy

      Excluir